Já apadrinhaste o teu trilho favorito da Rota Vicentina?
A Rota Vicentina tem um programa de voluntariado para os 750 km de percursos pedestres que contribui para o seu desenvolvimento e preservação.
Uma das formas de colaborar é apadrinhar uma das etapas ou um trilho específico e tornares-te responsável pela sua manutenção. Identificas problemas de sinalização e relacionados com a obstrução do caminho e intervéns na sua resolução imediata.
Terás acesso a uma formação promovida pela organização e a oportunidade de liderar caminhadas de manutenção na tua etapa ou trilho.
Eu sou madrinha da etapa Odeceixe – Aljezur do Trilho dos Pescadores, ao longo de 22.5 km, coincidindo também com uma pequena parte do Circuito Histórico que segue por campos agrícolas e pequenos bosques. Um misto de beira-mar e campo.
A época aconselhada para caminhadas na Rota Vicentina é de Setembro a Junho, pelo que a previsão de regressar ao trilho para uma caminhada de manutenção será entre Outubro e Dezembro.
Queres participar?
ANDREIA CROCIQUIA, Madrinha desde 2020
« Sou caminhante. Sou aventureira. Sou amante da natureza. Cheguei há pouco mais de um ano para desenvolver um projeto profissional na região e apaixonei-me pela Rota Vicentina. Hoje percorro cada quilómetro desta paisagem encantada de mar e campo, cheia de romance e histórias de vida… Com o tempo, aprendi que a Rota Vicentina é muito mais do que uma rede de percursos pedestres. É, acima de tudo, uma grande comunidade que defende uma região há já muitas décadas e que todos os dias são vividos numa intensa labuta que culmina com pequenos e grandes sucessos. E quem não deseja contribuir para um amanhã de pequenas conquistas e vitórias numa altura em que a consciência ambiental e sustentabilidade são o maior desafio da humanidade? É assim que por aqui continuo, por um amanhã melhor! »
Procura saber mais sobre os programas de voluntariado da Rota Vicentina aqui.