Esta é a minha experiência pessoal sobre o curso de sobrevivência que fiz com a Scornio Sports.
Comecei a prestar mais atenção ao ambiente à minha volta. Estes cogumelos são comestíveis? E estas bagas, são venenosas? Posso comer flores?
Nunca pensei que pudesse desenterrar determinadas raízes para delas extrair farinha e fazer o meu pão no meio da Natureza.
Desbravei bosques à procura dos pilares, das paredes e do telhado do meu abrigo e usei plantas para os nós. Nessa noite choveu e não meteu água. Yey!
Fiz uma tisana com agulhas dos pinheiros, depois de filtrar água de uma lagoa. A minha avó nem iria acreditar.
E o meu jantar? Cogumelos fritos, perdiz e marmelo assados. Um deleite para o meu corpo moído da tarde inteira a apanhar lenha.
Acho que deixei o meu pai orgulhoso com a fogueira que eu fiz com uma pedra de magnésio. Contei-lhe quando cheguei a casa. Parecia uma miúda pequena. Mantê-la durante a noite é que já foi outra história. O cansaço venceu-me, os músculos queixaram-se, as pálpebras teimaram em cerrar e deixei o fogo morrer, o que resultou num assalto de melgas pela madrugada.
Adormeci com o piar dos mochos e acordei com o chilrear de uma ave que não conheço. Não foi um sonho. O meu quarto natural ainda estava em pé. Comecei a sentir uma pontinha de orgulho…
Levantei-me para assistir ao nascer do sol enquanto a neblina se dissipava no lago, onde lavei os meus dentes com o carvão da minha fogueira. Era o toque que estava a faltar para ficar toda gira.
Ainda tive coragem de me enfiar na lagoa e aprendi mais sobre hipotermia e como a combater.
Foi uma das experiências mais incríveis e desafiantes da minha vida. Quando é a próxima Pedrosa?
Reunimos pessoas com fortes contributos na exploração da Natureza e atividades ao ar livre, e assim conhecemos o Pedrosa na nossa primeira caminhada da Hikers Portugal, um profissional apaixonado pela temática da sobrevivência, cuja missão é dotar os exploradores dos dias de hoje de importantes ferramentas para fazer face aos perigos de uma simples caminhada, ou outra atividade na natureza. O objetivo? Permitir-nos desfrutar dos prazeres da vida selvagem em segurança. O Pedrosa Sinistro é um dos formadores da Scornio.
Descobre mais sobre este curso de sobrevivência no site www.scornio.com