A Rota Vicentina criou um conjunto de Regras e Recomendações integrante da Rede de Percursos BTT do Sudoeste Alentejano.
Esta é uma informação adaptada do que podes encontrar no seu site:
- Uso obrigatório do capacete.
- Uso aconselhado de luvas e óculos.
- Escolhe os percursos mais adequados à tua condição física e à tua bicicleta.
- Não é permitido circular no Trilho dos Pescadores.
- Não saias do trilho. Respeita a sinalização, circulando apenas nos trilhos marcados. Respeita o track GPS dos percursos não sinalizados.
- Circula a velocidade moderada e adaptada a cada circunstância.
- Todas as descidas são consideradas perigosas. As descidas consideradas particularmente perigosas estão assinaladas no terreno e nos tracks GPS.
- Se passares por alguma cancela de proteção de gado, certifica-te de que fica fechada. Circula com precaução para não assustares os animais que encontrares no caminho.
- Respeita sempre o código da estrada, mesmo em caminhos rurais. Cede a prioridade a caminhantes e atenta no cruzamento com bicicletas ou outros tipos de veículos.
- Leva água e lanche adequado à intensidade e duração do percurso. No final, leva o teu lixo contigo. Não deixes na natureza vestígios da tua passagem.
- Regista o nº de telefone de apoio do Centro de BTT para eventuais percalços (+351 283 327 669) e em caso de emergência liga 112.
- A maioria dos circuitos percorrem extensas zonas com rara presença humana e, com frequência, sem cobertura da rede móvel. Nos percursos longos faz-te acompanhar de pelo menos mais um ciclista e de um GPS de reserva.
- Informa familiares e/ou amigos do percurso que vais fazer.
Para informação mais detalhada sobre o projeto, aconselhamos-te a visitar o site da Rota Vicentina.