Montanhismo e Alpinismo foram duas das formações que realizámos este ano com a DESNÍVEL para nos ajudar a desenvolver as nossas competências técnicas na montanha e cumprirmos com toda a segurança que desejamos para os nossos eventos convosco.
As mesmas formações, embora cumprindo requisitos específicos para o seu ingresso, são relativamente acessíveis para quem, não só pretende investir na sua formação técnica, mas também desenvolver os seus conhecimentos de montanhismo a um nível que lhe permita ser mais autónomo.
A Desnível é uma Associação sem fins lucrativos criada com o principal objetivo de promover e desenvolver atividades desportivas de aventura associadas à natureza, reunindo um conjunto de praticantes das várias modalidades de montanha que detêm os mesmos objetivos e partilham da mesma filosofia e apostando na formação para melhorar e fornecer conhecimentos para uma prática desportiva autónoma, segura e com respeito pelo meio ambiente.
O nível 1 da formação de Montanhismo acontece na Serra de Sintra e apesar dos seus humildes 529 metros de altitude, a aventura não deixa de mergulhar a fundo por todas as dores e sensações de montanha que esta costa agreste tão bem recria com a chuva puxada a vento norte, com o microclima que de repente se instala sobre as nossas cabeças e com as maciças arribas a pique e topografia acidentada, somando ao excecional interesse paisagístico da região.
A aventura começou, então, na Biscaia, com o Guincho lá atrás e a Peninha metida na bússola. O céu pintava-se do tom cinza mais escuro e a depressão acompanhava-nos desde madrugada e previa-se assim continuar pelo fim-de-semana. O tempo era de tempestade, diriam os nossos avós, havia até um furacão a passear pelo Atlântico. Hoje há nomes próprios para tudo, mas este está debaixo da língua.
Foi assim, com um forte abraço à tempestade, que orientámos o mapa a Norte e deixámos rolar a bússola, calculámos o azimute para praticar a coisa e enfiámos as botas na lama do trilho. A certeza era que, por onde quer que fôssemos, o caminho seria a subir e a aventura prometia um grupinho bem fixe, serões ao luar, progressões em cordada e muita e boa informação sobre equipamento, nutrição, pernoita e segurança em montanha. E, afinal, o mau tempo até deu umas tréguas durante algumas horas e pudemos desfrutar de um calorzinho a la bushcraft ao jantar debaixo de uns pinheiros.
Para terminar o nosso modesto mas sério review, além das várias formações de Montanha, que passam também por Workshops básicos de Orientação e Escalada e Cursos de Meteorologia, a Desnível tem também disponível um calendário regular de eventos que podes consultar na sua página.
Se queres saber quando vai ser o próximo curso de Montanhismo – nível 1, fica atento porque vai acontecer em Março.
Recomendamos a 100%.
Alpinismo. Tudo sobre a nossa experiência em Gredos aqui.