Uma Aventura em Covas do Monte conta com o apoio do Grupo Lobo, que tem como missão trabalhar em prol da conservação do lobo ibérico e do seu ecossistema em Portugal.
Esta Organização não governamental de ambiente introduziu-nos à comunidade e ao Programa Cão de Gado, que pretende proteger o gado e minorar os prejuízos ao introduzir cães de gado nas aldeias. Este foi um dos catalisadores que nos levou a criar atividades que valorizam a paisagem natural, a consciência ambiental, o contacto com a comunidade e a cultura local.
Vamos contar como o fazemos e como também tu podes fazer parte!
- Primeiro que tudo, as nossas atividades são pensadas para grupos pequenos para preservar as características e a natureza do território e proporcionar, desta forma, uma experiência mais autêntica e diferenciadora.
- Valorizamos experiências de fim-de-semana ou vários dias para prolongar a nossa estadia na região e trazer assim mais benefícios à comunidade rural, mas realizamos também atividades de um dia.
- Além de proporcionarmos a descoberta de uma região de rara beleza através de aventuras de trekking em trilhos de cabras pela serra, procuramos participar e colaborar ativamente nas tarefas da comunidade e produzir assim um efeito positivo na comunidade – a apanha do milho, o semeio da batata, o pastoreio das cabras, o fumeiro artesanal, etc. Por esse motivo, escolhemos datas coincidentes com estas práticas tradicionais e é por isso que por vezes a janela de oportunidade entre a programação e o evento é mais reduzida.
- Como existe um único alojamento local na aldeia, e este é de pequena dimensão, e porque privilegiamos o contacto com a Natureza, um dos produtores cedeu-nos um dos seus terrenos murados para pernoitar. Para agradecer o acolhimento dos nossos anfitriões, deixamos um pequeno contributo por pessoa.
- Podemos levar o nosso farnel e até cozinhar nos nossos fogões de campismo, mas privilegiamos sempre que possível algumas refeições no único restaurante da aldeia para movimentar a economia local. Não existe supermercado ou mercearia, mas havendo essa possibilidade podemos também adquirir produtos locais, como chouriças, salpicão, diretamente aos produtores.
- Apoiamos o Grupo Lobo na divulgação das suas iniciativas e programas e procuramos também contribuir através de meios monetários. Temos dois lobos ibéricos apadrinhados com o valor das inscrições do nosso último evento – o Bolota e a Freita – e é um dos nossos objetivos que possamos continuar a apadrinhar os lobos do Centro de Recuperação do Lobo Ibérico enquanto for possível. Também adquirimos produtos na loja do CRLI e futuramente intencionamos ajudar com donativos materiais conforme as necessidades emergentes da Organização.
- Por outro lado, também conhecemos a realidade pela perspetiva das gentes da aldeia, as fragilidades e as dificuldades que enfrentam, nomeadamente em relação à presença do lobo.
- “Ao fim do dia” procuramos proporcionar experiências únicas, transformadores e também divertidas, além de termos como princípio que sejam diferentes e irrepetíveis, sempre que possível.
Além da integração dos nossos programas nas comunidades locais, a Hikers Portugal nasceu com a intenção de criar e partilhar experiências na Natureza e assim contribuir para o desenvolvimento e promoção de uma cultura outdoor em Portugal.
Procuramos criar relações com pessoas dentro da comunidade, favorecer a partilha e a criação de grupos que depois se mantém de forma informal e, ao mesmo tempo, transmitir boas práticas na natureza e comportamentos saudáveis e com baixo impacto ambiental.
Um dos nossos eixos fulcrais são as pessoas, pelo que damos a conhecer os vários intervenientes que desenvolvem atividades outdoor. Por esse motivo, partilhamos não só os nossos eventos, mas também as experiências que acreditamos que partilham da mesma cultura e se orientam pelos mesmos valores e princípios que nós. Se tens um projeto que gostavas de partilhar connosco, vai à nossa página de contactos e escreve-nos.
Também é possível deixares a tua marca e contribuição no projeto com a tua inscrição no Patreon Hikers Portugal. Em contrapartida, criámos um conjunto de benefícios como forma de valorizar a tua participação e, ao mesmo tempo, elevar a tua experiência.
Vamos, então, agora partilhar algumas fotos da nossa última Aventura em Covas do Monte, bem como dos nossos afilhados mais fofinhos de sempre, o lobo Bolota e a loba Freita. E aos seus padrinhos queremos agradecer de forma muito especial a sua dedicação a este projeto:
Bruno Pereira, Paulo Fernandes, Andreia Arada, Eva Garcia, Vanessa Carregosa, Pedro Melo, Carolina Machado, Micael Rodrigues e André Bastos!
Esperamos por ti na nossa próxima Aventura Hikers Portugal!
Quem sabe se não teremos novos territórios para explorar? 🙂