Chegámos ao Diverlanhoso de madrugada. Se não conhecem o Diver, é o maior Parque Aventura da Península Ibérica e está localizado na Póvoa do Lanhoso, Gerês.
Era sexta-feira, final da semana e o dia de trabalho não tinha sido menos longo. Se contarmos as horas de viagem em cima, era natural que estivéssemos ansiosos por ver uma cama à frente, mas não. Em lugar disso, agarrámos no casaco – fazia fresquinho na serra – e avançámos noite adentro numa pequena caminhada de reconhecimento. Há noites felizes!
Estávamos diante de um fim de semana que prometia muitas aventuras e sentíamo-nos uns putos pequenos na véspera das férias. Apesar da noite sem luar não nos permitir ver grande coisa, ouvimos imensa passarada e as quedas de água ao longe no vale. Deambulámos o suficiente para voltar ao nosso Chalé de Montanha, meio que inebriados por aquele perfume selvagem, e metemos a cabeça na almofada mais empolgados do que quando tínhamos chegado. A manhã seguinte prometia.
Acordámos 3 horas depois de adormecer, com aquela sensação nos olhos de quem dormia mais umas 4 ou 5 horas, mas não havia tempo a perder. O nascer do sol era dali a momentos e os drones estavam a postos. Enquanto eles voavam, e nós levitávamos com o amanhecer, enfeitiçados por toda aquela atmosfera romântica dos bosques e os chalés a despontar aqui e ali, o diver confirmava ser tudo aquilo que esperávamos e mais.
Finalmente chegou a ansiada visita guiada pelo parque e a lista das atividades para darmos início ao dia. Uma mini Caça ao Tesouro na Mina, o percurso das Pontes Suspensas, a visita à Via Ferrata junto ao Castelo da Póvoa (fora do perímetro do parque), o Slide sobre o vale e a Caminhada Aquática no rio.
É isso mesmo! Uma caminhada no Rio Vides, que nos meteu uma hora a deslizar ao longo do seu leito rochoso, arremessados pelo caudal através de túneis, debaixo de cortinas de cascatas e completamente rodeados pela floresta selvagem. Imersa na luz do sol das seis da tarde, é lugar de fadas e duendes. Se eles existem, estão ali no Rio Vides.
Deixamos o nosso top 3 do Diverlanhoso, por ordem crescente: o charme das Casas de Montanha, as 38 Pontes Suspensas e a Caminhada no Rio. Toooooop!!
Uma experiência inesquecível que vamos querer repetir com vocês.
Sabe mais aqui.